domingo, 24 de outubro de 2010

Maternidade Interrompida

Photo Credit: Mkchiodi
O livro Maternidade Interrompida: o drama da perda gestacional, escrito por Maria Manuela Pontes, reúne inúmeros relatos de mães que tiveram que se despedir de seus filhos antes mesmo de vê-los com vida. O livro contém histórias tão tristes quanto as de Áurea, mas transmite maior pesar. Mas além dos relatos das mães, traz também relatos de pais e de outros familiares. Se for lido aos poucos, dá uma grande idéia sobre o universo em que vivem imersas estas mães sem filhos. Vejo que o livro tem por objetivo mostrar a realidade das perdas. Confesso que nele encontrei companhia. São tantas mães com seus braços vazios, em número muito maior do que eu poderia imaginar, que penso na imensa corrente que poderiamos formar ao nos dar as mãos e juntas abraçarmos aos que necessitam.
Já no site da Associação Artemis, eu encontrei apoio e incentivo. Nesse site, Maria Manuela Pontes e sua equipe reunem conteúdos presentes no universo das mães que perderam seus bebês desde os primeiros dias de gestação. Nele se encontram depoimentos e artigos sobre perda gestacional, fertilidade, adoção, saúde, bem-estar, formando um conjunto valioso de informações com o objetivo de apoiar e encorajar mães e familiares. Vale a pena visitá-lo e explorar todo o seu conteúdo.

Publicações:
Pontes, Maria Manoela. Maternidade Interrompida: o drama da perda gestacional.
Pontes, Maria Manoela. Pacto de Silêncio: maternidades fugazes.

2 comentários:

  1. Passei por este processo a pouco tempo. No dia 09/06/2010 perdi minha filha aos 9 meses e dois dias de gestação e até hoje não recebi uma explicação clara sobre o que realmente houve com ela.
    Foi e é extremamente difícil para mim lidar com esta perda que não foi a única. Duas semanas após eu ter enterrado minha menina, meu sogro a quem eu adorava faleceu e no dia seguinte à sua morte meu marido, que não foi um bom pai para ela durante toda minha gravidez, simplesmente terminou nosso relacionamento de mais de três anos como se nada tivesse acontecido. Ele não se importou muito com a perda de nossa filha e três dias após sua morte já estava saindo na noite pra tocar (ele é músico).
    Tem sido complicado trabalhar tantos sentimentos que por vezes vêm violentos dentro de mim, é ruim não conseguir perdoar, mas o pior é a falta que sinto dela.
    Creio que a troca de experiências entre mães que passam pelo mesmo processo de luto que estou passando seja muito reconfortante. Espero conseguir adquirir e ler este livro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar sua experiência. Todas as histórias que conheci me ajudaram de alguma forma a olhar para mim mesma de uma forma diferente, e a diminuir a minha solidão. São muitos os sentimentos que nos acompanham neste momento: dor, revolta, saudade, angústia, solidão, rancor, incompreensão, dúvida, insegurança, inquietação, culpa, indignação.
    Imagino que com a ausência de sua menina, em seguida a perda do seu sogro e a partida de seu
    marido, todos estes sentimentos tenham se intensificado, e muitos outros tenham surgido.
    Apesar de seus planos terem sido drasticamente modificados, percebo que você está em busca de respostas, e aos poucos perceberá que todos estes sentimentos vão se transformar... Mas leva tempo, é preciso paciência e perseverança... Muitas vezes eu pensei que não seria capaz de seguir a diante... mas me enganei! O caminho a seguir é longo e muito diferente daquele com que havíamos sonhado, mas infelizmente, não nos resta outra opção, a não ser percorrê-lo, encontrando nele outras possibilidades, novos projetos, novas pessoas, novos sonhos. Ainda assim, sempre vai existir a vontade de que tudo tivesse sido diferente. Neste percurso também me ajudou muito a crença na vida após a morte, e a certeza do reencontro com os entes queridos, que partiram muito antes do esperado... Tenho certeza de que os seus amores foram acolhidos com extremo zelo pela Divindade e estão a olhar para você, com muito amor, torcendo para que você fique cada dia melhor!
    Conte sempre comigo! Escreva quando quiser!
    Se não encontrar o livro eu posso verificar se
    o encontro por aqui e encaminho pra você!

    Mil bjs, eu também estou torcendo por você!

    ResponderExcluir